ICA
  contato   links   
 

Áreas de Pesquisa



O ICA criou, em 2003, um núcleo de prestação de serviços ICA@Business que compreende duas empresas: Inteligência Computacional Aplicada em Negócios e Inteligência Computacional Aplicada em Energia. A finalidade dessas empresas é transformar em produto a inovação tecnológica originada no ICA, e prestar serviços de manutenção corretiva e evolutiva às empresas ou organizações usuárias dos sistemas desenvolvidos no laboratório.


Produtos e Serviços
  • Sistemas Modulares de Apoio à Decisão dedicados a previsão, otimização, análise de risco, controle, inferência, modelagem, detecção de fraude, etc;


  • Componentes de software orientados a objeto que implementam modelos inteligentes;


  • Plug-ins de apoio à decisão para sistemas proprietários (Microsoft, UNIX, Schlumberger, etc), dedicados a agilizar e maximizar a eficiência de processos em negócios;


  • Serviços de consultoria para a especificação e design de soluções;


  • Serviços técnicos de instalação, suporte, manutenção e treinamento de seus produtos.

Componentes Inteligentes de Apoio à Decisão

Os componentes são implementados em ambiente .NET, empregando-se linguagem C#, e são agrupados em bibliotecas específicas, de acordo com as técnicas e modelos de apoio à decisão que implementam:
  • GACOM - Genetic Algorithms Components Implementa um conjunto completo de métodos e técnicas de busca e otimização evolucionárias com alto grau de reutilização e combinação dos componentes em diversas aplicações.


  • NEURALCOM - Neural Networks Components Implementa modelos de redes neurais artificiais diversos, incluindo supervisionados e não-supervisionados.


  • FUZZYCOM - Fuzzy Logic Components Implementa conceitos e técnicas da lógica fuzzy, tais como Conjunto Fuzzy, Conjunto Singleton, a-Cut, Sistema de Inferência Fuzzy, Aritmética Intervalar e Operações com Números Fuzzy.


  • NFCOM - Neuro-Fuzzy Components Implementa os diversos modelos de inferência neuro-fuzzy hierárquicos desenvolvidos pelo ICA: BSP (Binary Space Partitioning), BSP de Classificação, QuadTree e PoliTree. Estes são modelos que apresentam capacidade ilimitada de criar e expandir sua estrutura, reduzem a limitação quanto ao número de entradas, e permitem a extração de regras de conhecimento a partir de um conjunto de dados.


  • STOCHASTICCOM - Stochastic Models Components Implementa técnicas e modelos empregados em processos estocásticos, tais como: Simulação Monte Carlo, Simulação Monte Carlo Distribuída, Latin Hypercube Sampling, Seqüências de Baixa Discrepância ou Quase Monte Carlo, Processo de Markov, Processo de Wiener, etc.


  • MULTICOM - Multi-objective Components Implementa modelos multicritério para a avaliação em problemas com múltiplos objetivos a alcançar: Pareto, Distância ao Objetivo, Minimização de Energia e outros.


  • LOGICCOM - Logistic Components Biblioteca de componentes de software voltada para aplicações na área de otimização de processos logísticos (planejamento, operação e programação).